sábado, 8 de junho de 2019

Testes - GENÉTICA

01. (UEA) Beatriz e Pedro são pais de Renata e Felipe. Todos eles apresentam visão normal com relação ao daltonismo ligado ao sexo. Sabe-se, porém, que o pai de Beatriz é daltônico. Com base nessas informações, é correto afirmar que a probabilidade:

a) de Felipe ser portador do alelo para o daltonismo é 1/2.

b) de Renata ser portadora do alelo para o daltonismo é 1/4.

c) de Beatriz e Pedro gerarem um menino daltônico é 1/4.

d) de Beatriz ser portadora do alelo para o daltonismo é 1/2.

e) de Beatriz e Pedro gerarem uma menina daltônica é 1/2.

02. (UFAM) O sistema ABO de grupos sanguíneos, assim como o sistema Rh, correspondem à diferentes tipos de aglutinogênios encontrados nas hemácias. O sistema ABO envolve alelos múltiplos, formados por 3 genes, IA, IB e i, de modo que os tipos sanguíneos A, B, AB e O que correspondem, respectivamente, aos genótipos: IAIA ou IAi; IBIB ou IBi; IAIB e ii. O sistema Rh envolve um par de alelos com dominância completa, sendo os genótipos possíveis o RR, Rr e rr. Acerca do sistema ABO e Rh, analise as afirmativas a seguir:

I. Do cruzamento de pais com tipo sanguíneo A– x AB+ os possíveis tipos sanguíneos dos filhos serão apenas: A–, B– ou AB+.

II. Quando um dos pais tem sangue AB jamais um dos filhos poderá ter sangue O e quando os pais têm sangue O jamais os filhos terão sangue do tipo A, B ou AB.

III. Do cruzamento de pais A– x O+, um dos filhos poderá ser do tipo O–, que é considerado o doador universal.

IV. Quando mães Rh– geram filhos Rh+ há passagem de sangue do filho para a mãe, de modo que o sangue da mãe passa a produzir anticorpos anti-Rh. Se em uma próxima gravidez o filho for Rh+, os anticorpos maternos irão atacar as hemácias do feto, desencadeando uma doença chamada eritroblastose fetal.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

03. (FPS) A primeira Lei de Mendel é baseada na herança de uma característica em que o monge cruza plantas pertencentes a linhagens puras, isto é, produzem descendentes com características que não variam de uma geração a outra. Considere a imagem a seguir.


Analise as afirmativas abaixo.

1. Na geração F1, 100% dos indivíduos são de fenótipos dominantes.

2. Na geração F2, a proporção dos genótipos são 25% VV, 25% vv e 50% Vv.

3. A geração parental está em homozigose.

4. Na geração F2, 2:4 são indivíduos heterozigóticos.

5. Os gametas resultantes da geração parental são VV.

Estão corretas, apenas:

a) 1 e 4.

b) 2, 3 e 5.

c) 1, 2, 3 e 4.

d) 2, 3, 4 e 5.

e) 4 e 5.

04. (FACULDADE ALBERT EINSTEIN) Nos heredogramas abaixo, o casal indicado por A tem dois filhos e o casal indicado por B, duas filhas. As setas indicam pessoas que apresentam uma dada doença:


Após a análise dos heredogramas, é possível concluir que a doença:

a) é obrigatoriamente devida a um gene recessivo localizado no cromossomo X.

b) é obrigatoriamente devida a um gene autossômico recessivo.

c) pode ser devida a um gene dominante, tanto autossômico como localizado no cromossomo X.

d) pode ser devida a um gene recessivo, tanto autossômico como localizado no cromossomo X.

05. (UEA) Quando uma pessoa herda os genes d ou e de seus pais e estes se encontram em homozigose (dose dupla: dd ou ee) não há a formação da cóclea ou do nervo que conduz o estímulo até o cérebro. Esse exemplo genético é conhecido como epistasia recessiva dupla. Pessoas com genótipos D_ee ou ddE_ ou ddee terão, obrigatoriamente,

a) cegueira.

b) surdez.

c) mudez.

d) ausência de equilíbrio.

e) ausência de olfato.

06. (UPE) José e Maria possuíam serpentários autorizados pelo Ibama. Discutiam sobre o padrão de pigmentos da cobra do milharal, observado na figura a seguir:


Fonte: Google Imagem

Para descobrir o padrão e a quantidade de genes implicados, eles realizaram cruzamentos e obtiveram os seguintes resultados:


Sobre a análise dos cruzamentos, assinale a alternativa correta.

a) Nos cruzamentos 1 e 2, há indicativo da existência de um gene controlando o caráter cor preta B e laranja O que domina o padrão albino i, indicando ser um caso de polialelia.

b) O cruzamento 3 exemplifica uma situação clara de dominância incompleta, na qual o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos para os três genes é intermediário entre os fenótipos dos dois homozigóticos.

c) O cruzamento 3 é fundamental para avaliar a hipótese de alelismo múltiplo ou interação gênica, pois a proporção da F2 indica se tratar de dois genes B e O, que se complementam de forma não epistática.

d) Trata-se de interação gênica epistática para os cruzamentos realizados, pois a proporção 9:3:3;1 é mantida; assim, são dois genes, B e O, controlando apenas dois caracteres, enquanto na proporção mendeliana clássica, também são dois genes, porém são três os caracteres considerados.

e) Trata-se de um caso de pleiotropismo para todos os cruzamentos, nos quais um único gene controla mais de um caráter. Dessa forma, o gene B é suficiente para determinar presença ou ausência de pigmentação.

07. (FUNDAÇÃO UnirG) O albinismo e considerado uma anomalia genética provocada pela ausência total ou parcial de pigmentação da pele, dos olhos e cabelos. No ser humano, o albinismo e um caráter hereditário recessivo. Considere uma situação em que progenitores com pigmentação normal tenham um filho albino e analise atentamente as proposições abaixo.

I. Os progenitores são portadores do alelo recessivo.

II. O genótipo do indivíduo albino é heterozigoto para tal característica.

III. Os descendentes do filho albino serão sempre albinos.

Marque abaixo a alternativa correta:

a) Somente o item I e correto.

b) Somente o item II e correto.

c) Somente o item III e correto.

d) Somente os itens I e II são corretos.

GABARITO
     
1
2
3
4
5
6
7
C
D
C
D
B
C
A







Nenhum comentário:

Postar um comentário