segunda-feira, 3 de junho de 2019

Prática: ORIGEM DO UNIVERSO

Compreender a origem do universo, fato este que propiciou que existíssemos, intriga a humanidade desde os tempos mais remotos e, por tal motivo, temos um grande acervo de lendas, alegorias, documentos religiosos e publicações científicas que buscam trazer para nós essas respostas. Na atualidade, temos a teoria do Big Bang como a versão mais bem aceita no que se refere à origem do universo e do Sistema Solar – valendo lembrar que teoria, na ciência, diz respeito a hipóteses, criteriosamente e por diversas vezes estudadas e testadas, dando a elas, dessa forma, grande credibilidade.
Por fazer parte de um conjunto de ideias e conceitos muito abstratos, trabalhar esse tema em uma aula expositiva pode, muitas vezes, não dar bons resultados. Assim, esse texto propõe estratégias para desenvolver esse conteúdo de forma mais dinâmica. Em virtude da confusão que sempre existe entre o conceito popular e científico de teoria, esse também será um momento para se introduzir o método hipotético-dedutivo como tema, ou aprofundá-lo, caso já tenha sido estudado.

MATERIAIS

Duas bexigas de festa, de tamanho grande; bombinha de bicicleta ou de colchão inflável; bolinhas de papel ou de qualquer outro material, de tamanhos variados; canetinhas.

EXPERIMENTO 1

1-   Coloque as bolinhas dentro da bexiga;
2- Encaixe a bombinha na bexiga;
3- Infle a bexiga até que a mesma estoure. Anote o que aconteceu

EXPERIMENTO 2

1-      Desenhe na bexiga, com canetinha, diversos círculos, de tamanhos e distâncias variados.
2-      Encaixe a bexiga na bombinha.
3-      Infle, gradativamente, a bexiga.

OBJETIVO DA ATIVIDADE

Construir um modelo do Sistema Solar atendendo aos diâmetros dos astros e à distância relativa dos planetas ao Sol. Perceber as limitações do modelo construído.

MATERIAL NECESSÁRIO

  •  Bolas de isopor de tamanhos variados, já pintadas com as cores das plantas;
  • Retângulo de isopor;
  • Fita métrica; - arame fino;
  • Lanterna
(Sol= amarelo; Terra (5,5) = marrom; Mercúrio cinza (3,0); Vênus = azul (4,0); Marte = Vermelho (6,5); Júpiter = Laranja (10); Saturno = Bege (25); Urano = Azul (30); Netuno = Verde-mar (50); Plutão = branco (70)

PROCEDIMENTO

Montar os planetas na ordem correta respeitando as distâncias e as cores. Descrever os resultados
Com o auxílio de uma lanterna grande, ou de um data show substituir o sol por uma dessas luzes.

PERGUNTAS

O quê fala a teoria do Big Bang?
Qual a importância do sol para os planetas?
Por que o planeta Terra é privilegiado com relação aos demais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário