Compreender a origem do universo, fato
este que propiciou que existíssemos, intriga a humanidade desde os tempos mais
remotos e, por tal motivo, temos um grande acervo de lendas, alegorias,
documentos religiosos e publicações científicas que buscam trazer para nós
essas respostas. Na atualidade, temos a teoria do Big Bang como a versão mais
bem aceita no que se refere à origem do universo e do Sistema Solar – valendo
lembrar que teoria, na ciência, diz respeito a hipóteses, criteriosamente e por
diversas vezes estudadas e testadas, dando a elas, dessa forma, grande
credibilidade.
Por fazer parte de um conjunto de ideias
e conceitos muito abstratos, trabalhar esse tema em uma aula expositiva pode,
muitas vezes, não dar bons resultados. Assim, esse texto propõe estratégias
para desenvolver esse conteúdo de forma mais dinâmica. Em virtude da confusão
que sempre existe entre o conceito popular e científico de teoria, esse também
será um momento para se introduzir o método hipotético-dedutivo como tema, ou
aprofundá-lo, caso já tenha sido estudado.
MATERIAIS
Duas bexigas de festa, de tamanho grande; bombinha
de bicicleta ou de colchão inflável; bolinhas de papel ou de qualquer outro
material, de tamanhos variados; canetinhas.
EXPERIMENTO 1
1- Coloque as
bolinhas dentro da bexiga;
2- Encaixe a
bombinha na bexiga;
3- Infle a
bexiga até que a mesma estoure. Anote o que aconteceu
EXPERIMENTO 2
1-
Desenhe na
bexiga, com canetinha, diversos círculos, de tamanhos e distâncias variados.
2-
Encaixe a
bexiga na bombinha.
3-
Infle,
gradativamente, a bexiga.
OBJETIVO DA ATIVIDADE
Construir um modelo do Sistema Solar
atendendo aos diâmetros dos astros e à distância relativa dos planetas ao Sol.
Perceber as limitações do modelo construído.
MATERIAL NECESSÁRIO
- Bolas de isopor de tamanhos variados, já pintadas com as cores das plantas;
- Retângulo de isopor;
- Fita métrica; - arame fino;
- Lanterna
(Sol= amarelo; Terra (5,5) = marrom; Mercúrio cinza
(3,0); Vênus = azul (4,0); Marte = Vermelho (6,5); Júpiter = Laranja (10);
Saturno = Bege (25); Urano = Azul (30); Netuno = Verde-mar (50); Plutão =
branco (70)
PROCEDIMENTO
Montar os planetas na ordem correta
respeitando as distâncias e as cores. Descrever os resultados
Com o auxílio de uma lanterna grande, ou
de um data show substituir o sol por uma dessas luzes.
PERGUNTAS
O quê fala a teoria do Big Bang?
Qual a importância do sol para os planetas?
Por que o planeta Terra é privilegiado com relação
aos demais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário