01. (UPE) Leia o texto a seguir:
“Murmurava a VACA Mocha no ouvido do PAPAGAIO: “Onde já se viu uma coisa igual? Uma andorinha namorando com um GATO? E o Papagaio retrucava: “Onde já se viu a andorinha Sinhá andar pelos cantos escondida com o gato Malhado?” Tem uma lei, uma velha lei, POMBO com POMBA, PATO com PATA, PÁSSARO com PÁSSARO, CÃO com CADELA e GATO com GATA. E a Pomba murmurava ao Pombo num cochicho: “É o fim do mundo, os tempos são outros, perdeu-se o respeito a todas as leis.” Murmurava o Cachorro no ouvido da Cadela: “Pobre Andorinha, passeia com o Gato, mal sabe ela que ele deseja apenas um dia almoçá-la.” E o Pato dizia à Pata Pepita: “Reprovo o desairoso proceder dessa tonta Andorinha.” O pai da Andorinha disse zangado à mãe da andorinha: “Nossa filha vai mal, anda às voltas com o Gato Malhado.” A mãe respondeu: “Nossa filha é uma tola, precisa casar.” O pai perguntou: “Casar, mas com quem?” A mãe respondeu: “Com o ROUXINOL.”
Fonte: O gato malhado e a andorinha Sinhá. Jorge Amado. Companhia das Letrinhas. (Adaptado).
Tomando por base o desenvolvimento embrionário dos animais citados no texto, assinale a alternativa correta.
a) Nos ovos da pata Pepita e nos mamíferos monotremados, como o gato e a cadela, o saco vitelínico é a primeira membrana extraembrionária a se formar; é repleta de líquido que amortece o choque mecânico e permite a mobilidade do embrião.
b) Todos os animais destacados em negrito no texto possuem anexos embrionários, tais como o saco vitelínico e a placenta, que permitem a comunicação nutricional entre a mãe e o embrião..
c) O gato malhado é um mamífero placentário; o ovo desse animal é do tipo telolécito, enquanto na andorinha, que é uma ave, o ovo é do tipo oligolécito.
d) No rouxinol e em mamíferos placentários, como a vaca Mocha, a fecundação é interna; no entanto, no rouxinol, o desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno.
e) O padrão de segmentação dos ovos dos animais é definido apenas pela quantidade de vitelo. Na vaca Mocha e no gato malhado, a segmentação é do tipo holoblástica e discoidal e, na pata e na pomba, do tipo holoblástica e igual.
02. (UniTau) No decorrer do desenvolvimento embrionário de vertebrados, surgem, a partir dos folhetos germinativos, os anexos embrionários. Essas estruturas extraembrionárias desempenham funções importantes no organismo que está em formação, estando associadas ao tipo de desenvolvimento e de ovo da espécie. Com base na figura abaixo, na qual o embrião está representado pelo número 4, assinale a alternativa que apresenta informação incorreta acerca dos anexos embrionários.

a) O anexo âmnio, que está representado em 3, está presente em organismos amniotas, sendo responsável pela proteção do embrião contra choques mecânicos e contra a desidratação.
b) O alantoide, representado por 2, é revestido, em répteis e em aves, pelo folheto germinativo, mesodérmico, tendo função respiratória e de armazenamento de materiais excretados, em répteis e aves.
c) Em anfíbios, peixes, répteis e aves, o anexo 1, saco vitelínico, é bem desenvolvido e fornece nutrientes para o desenvolvimento do embrião, sendo que, em mamíferos, esse anexo persiste como uma estrutura rudimentar.
d) O anexo alantoide é bem desenvolvido em aves e répteis, apresentando, como uma de suas funções, a retirada de cálcio da casca do ovo para fornecê-lo para a construção do esqueleto do embrião.
03. (UEL) As células-ovo, ou zigoto, possuem substâncias nutritivas armazenadas no citoplasma, que constituem o vitelo. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as células-ovo à quantidade e distribuição do vitelo, aos grupos animais que as apresentam e ao tipo de segmentação.
a) Ovos isolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em mamíferos e apresentam segmentação holoblástica.
b) Ovos heterolécitos, que possuem uma quantidade grande de vitelo restrita à região central, estão presentes nos moluscos e apresentam segmentação meroblástica.
c) Ovos telolécitos, que possuem pouco vitelo distribuído de maneira uniforme, estão presentes em anelídeos e apresentam segmentação superficial.
d) Ovos centrolécitos, que possuem uma quantidade moderada de vitelo distribuída de maneira uniforme, estão presentes nos anfíbios e apresentam segmentação holoblástica.
e) Ovos mesolécitos, que possuem uma grande massa de vitelo na região central, estão presentes nos insetos e apresentam segmentação meroblástica.
04. (UFRGS) Observe a figura abaixo que representa uma blástula.
Com relação à figura, é correto afirmar que o número …….. corresponde à …….. que dá origem ……… .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.
a) I – ectoderme – ao revestimento do trato digestivo.
b) II – ectoderme – à epiderme.
c) II – endoderme – ao sistema nervoso.
d) III – endoderme – às glândulas sudoríparas e sebáceas.
e) III – mesoderme – aos músculos e ossos.
a) armazenar o vitelo, que será consumido pelo embrião durante seu desenvolvimento.
b) armazenar os resíduos metabólicos tóxicos que seriam lançados diretamente na água.
c) permitir que ocorram trocas gasosas que garantam a respiração do embrião.
d) permitir que o embrião se desenvolva protegido de choques mecânicos e dessecação.
e) desenvolver uma rede de vasos que transportem nutrientes para o embrião.
a) a gástrula é o estágio em que a mórula sofre mudanças, imediatamente após chegar no útero.
b) o blastocisto é o estágio em que ocorre a formação de um disco embrionário trilamelar.
c) a mórula é um conjunto de blastômeros, formado através da clivagem do zigoto, cujo nome remete à amora por representar um aglomerado de células.
d) no estágio de nêurula o embrião se desenvolve a partir da placa neural, o que ocorre durante a primeira semana.
07. (UEL) Analise a figura a seguir que representa um dos estágios do desenvolvimento embrionário do anfioxo em corte transversal.
Fonte: Google Imagens
Com base na figura e nos conhecimentos sobre a embriologia do anfioxo, considere as afirmativas a seguir.
I. A figura representa um embrião no estágio de nêurula.
II. As setas A, B e C apontam respectivamente o endoderma, a notocorda e o mesoderma.
III. As estruturas apontadas pelas setas B e D darão origem, respectivamente, à coluna vertebral e ao sistema nervoso central.
IV. As estruturas apontadas pelas setas A e E darão origem a tecidos epiteliais de revestimento.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e IV.
b) II e III.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
08. (UEA) Durante o desenvolvimento embrionário dos cordados existem fases que são bem definidas. Uma delas é a fase em que uma cavidade é preenchida por líquido e envolta por apenas uma camada de células. Essa fase é conhecida como:
a) gástrula.
b) mórula.
c) nêurula.
d) blástula.
e) zigoto
09. (UEFS) Durante o desenvolvimento embrionário de uma ave, ocorreu uma mutação gênica que foi transmitida a todas as células do folheto embrionário indicado pela seta na figura.
Fonte: Google Imagens
Ao final da neurulação, o gene mutante estará presente em todas as células:
a) da placa neural.
b) do revestimento externo da nêurula.
c) da notocorda.
d) do tubo neural.
e) do revestimento interno do arquêntero.
GABARITO
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
D
|
C
|
A
|
E
|
D
|
C
|
A
|
D
|
C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário